(42) 3646-1122

Horário de Atendimento:
Segunda à Sexta - 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h

GESTÃO ATUAL
O MUNICÍPIO
SERVIÇOS

Última Atualização do site:  

25/09/2017 17:04:56

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / EDUCAÇÃO E CULTURA
Visualizada 1893 vezes
Quinta-feira, 18 de Maio de 2017
Prefeitura implantará projeto Clube do Xadrez Escolar
 
PITANGA - O projeto Clube do Xadrez Escolar visa estimular as crianças e adolescentes aos estudos.
PITANGA - O projeto Clube do Xadrez Escolar visa estimular as crianças e adolescentes aos estudos.
Prefeito Maicol Callegari Barbosa, interagindo com os alunos de Xadrez
Prefeito Maicol interage com os alunos de Xadrez

Na manhã chuvosa desta quinta-feira (18), os alunos Heloísa Vidal, Bruna Pires e João Presley A.dos Santos, da Escola Municipal Afonsina Mendes Sebrenski, participaram da apresentação do projeto Clube do Xadrez Escolar, junto ao prefeito Maicol Callegari Barbosa e o vice-prefeito Carlos Alberto Brandalise, com a equipe de professores, Juliana Kovalin, Ana Maria Roque Tizot, João Emanuel Oliveira, Simone Loch, Valdir Guimarães, e o secretário Alfredo Luiz Schavaren, da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura).

 

O PROJETO

Trata-se de uma iniciativa da atual administração, ampliando para todas as escolas municipais a modalidade Xadrez, dentro da disciplina de Educação Física, e que atenderá os alunos em vários quesitos, ativar a memória, concentração, planejamento, racíocinio rápido e sociabilização. 

 

"Para implantarmos inicialmente o projeto nas 18 escolas municipais, serão investidos 20 mil, para aquisição de 180 jogos completos de xadrez com os relógios analógicos. Os professores passarão por treinamentos, já a partir do próximo dia 26, para desenvolverem essa modalidade com os alunos. Os recursos para aquisição do material, são oriundos do Fundo da Infância e da Adolescência", explicou Alfredo Luis Schavaren, Secretário Municipal de Educação e Cultura.

 

A médio prazo, os alunos serão preparados para competições entre as escolas do município quando haverá os Torneios, promovidos pelas equipes da SEMEC, e posteriormente poderão participar das competições regionais, abrangendo também, as competições que envolvem a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

  

BENEFÍCIOS 

"A inserção do xadrez no processo de aprendizagem visa preparar os alunos, para tomarem decisões em situações que exigem o raciocínio lógico, e preserve a sua integridade", explicou a professoa Juliana Kovalin, coordenadora de Educação Física, na SEMEC.

 

Na escola Afonsina M. Sebrenski, onde já é realizada a prática do Xadrez, os resultados benéficos, foram constatados em pouco tempo. "Os alunos passaram a comportar-se mais tranquilamente nos intervalos, além de se sociabilizarem melhor, e serem mais atentos em outras disciplinas", lembrou o professor Valdir Guimarães.

 

O prefeito Maicol Callegari Barbosa, destacou a iniciativa da equipe pedagógica que em pouco tempo, desenvolveu a proposta, e que esta, certamente, trará bons resultados à comunidade escolar.

 

"Sabemos dos benefícios dessa prática esportiva e intelectual. Essa proposta faz parte do nosso Plano de Governo, e ficamos felizes em podermos implantá-la na Educação municipal, já no primeiro semestre de administração", disse o prefeito Maicol.

 

O vice-prefeito Carlos Alberto Brandalise, parabenizou a equipe da SEMEC e os alunos que serão contemplados. "Com menos de 5 meses de governo, estamos ampliando esse projeto, que auxiliará no desenvolvimento dos alunos. É uma satisfação colaborarmos com bons projetos para a educação do município, e estimularmos as nossas crianças e adolescentes às boas atividades esportivas", reforçou o vice-prefeito Carlão. 

 

Layne Santos

Jornalista da Assessoria de Imprensa e Comunicação

 

 
 
 Galeria de Fotos
PITANGA - O projeto Clube do Xadrez Escolar visa estimular as crianças e adolescentes aos estudos. Prefeitura implantará projeto Clube do Xadrez Escolar Prefeito Maicol Callegari Barbosa, interagindo com os alunos de Xadrez Prefeito Maicol interage com os alunos de Xadrez
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Centro Administrativo 28 de janeiro, nº 171 - Centro

CEP: 85200-000 - PITANGA - Paraná

(42) 3646-1122

Horário de Atendimento:
Segunda à Sexta - 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h