(42) 3646-1122

Horário de Atendimento:
Segunda à Sexta - 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h

GESTÃO ATUAL
O MUNICÍPIO
SERVIÇOS

Última Atualização do site:  

23/06/2017 16:47:34

Conselheiros Tutelares reúnem-se com equipe da administração municipal

Conselhos e Desenvolvimento Social

Conselheiros Tutelares reúnem-se com equipe da administração municipal

 

Na manhã desta quinta-feira (22), o prefeito Maicol Callegari Barbosa e integrantes do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Pitanga, estiveram reunidos na prefeitura.

 

E na pauta de reunião, foram tratados sobre a participação dos conselheiros no Congresul; capacitações; melhorias nas estruturas onde funciona o conselho, internet, instalações; uniformes; solicitação de mais um servidor (motorista), para cobrir as folgas; e um estudo com a equipe da contabilidade, sobre a previsão orçamentária para 2018, para possíveis melhorias dos salários dos conselheiros.

 

"Hoje viemos conversar com o prefeito, com o pessoal da contabilidade, esclarecer algumas coisas sobre o nosso salário, como vamos trabalhar o orçamento, e tiramos algumas dúvidas sobre capacitações, e manutenção do Conselho. Ótima essa parceria com o prefeito, essa colaboração (dele) em nosso trabalho. Essa visão de valorização, é muito importante para nós, enquanto conselheiros", disse a presidente, Vilma Aparecida de Paula.

 

Os secretários Ladislau Pietrosvki (Fazenda), Lucinha Camilo (Desenvolvimento Social), e o prefeito Maicol, explicaram de uma forma geral, aos conselheiros e ao vereador Luiz Matos (DEM), o que a administração municipal, poderá atender à curto prazo, e o que necessitará de uma análise mais específica da equipe contábil e jurídica da prefeitura.

 

Sobre o trabalho diário do Conselho Tutelar, Vilma, mais uma vez reforçou que a comunidade pode colaborar através da DENÚNCIA SIGILOSA os casos de maus tratos, violência sexual, negligência, abandono, evasão escolar, ou violência contra crianças e adolescentes, pelos números (42) 3646.16.48 ou (42) 9.9218.59.12; 190 Polícia Militar.

 


Da Assessoria de Imprensa e Comunicação

Alistamento Militar encerrará no dia 30

Junta Militar de Pitanga

Alistamento Militar encerrará no dia 30

 

JUNTA DO SERVIÇO MILITAR DE PITANGA - Jovens que completam 18 anos em 2017, deverão se alistarem no Exército Brasileiro (EB), e podem fazê-lo pela internet até o dia 30 de junho, através do site http://www.alistamento.eb.mil.br/

 

Concluído o cadastro on line, é necessário comparecer à Junta do Serviço Militar de Pitanga, localizada na Rua XV de Novembro, Bairro Britador (antiga Pedreira), das 8:30h às 11:30h,e das 13:30h às 17:00h, de segunda a sexta-feira.


Devem comparecer pessoalmente na Junta do Serviço Militar com os seguintes documentos: RG/Certidão de Nascimento, ou então, carteira de trabalho, passaporte e carteira de identificação funcional; comprovante de residência; foto 3×4 recente e CPF, aqueles que não puderem fazer o cadastro online.


Maiores informações pelo telefone (42) 3646.56.98 ou na Junta do Serviço Militar de Pitanga.

www.defesa.gov.br

 

Projeto "Lixo Reciclado, Cidade Limpa" envolve comunidade escolar

Meio Ambiente

Projeto "Lixo Reciclado, Cidade Limpa" envolve comunidade escolar

 

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pitanga, Patricia Arns, Engenheira Ambiental, o Secretário, Cristiano Jaskiu, Oxana Marucya Demczuk (NRE), e o representante do Rotary Club Avante, Lori Alberton, estão visitando as escolas municipais e estaduais, para orientarem os alunos sobre a necessidade da separação do material orgânico do reciclável, no lixo doméstico.

 

A iniciativa da prefeitura municipal, faz parte do projeto idealizado pelo Rotary Club Avante, "Lixo Reciclado, Cidade Limpa", uma parceria na campanha de conscientização da população, para a organização da Coleta Seletiva no município e preservação do meio ambiente. E, tem a participação do NRE (Núcleo Regional de Educação), SANEPAR, IAP (Instituto Ambiental do Paraná), com o apoio de empresas instaladas no município.

 

"A comunidade pode colaborar muito, se separar corretamente as embalagens em casa", disse Cristiano, durante a palestra aos alunos.

 

OBJETIVOS

Com a organização da Coleta Seletiva, além da diminuição do impacto negativo de resíduos sólidos na natureza, o projeto visa melhorar as condições do Aterro Sanitário, e aumentar o rendimento para as famílias que trabalham diretamente na triagem dos recicláveis. "São trabalhadores que fazem parte da AAGAP, Associação dos Agentes Ambientais de Pitanga, e mantêm suas famílias com esse trabalho", explicou Patrícia Arns, Engenheira Ambiental do município.

 

Seguindo a programação do projeto, as equipes da Secretaria do Meio Ambiente, NRE, Rotary Club, SANEPAR e IAP, estarão visitando as escolas, para um maior envolvimento da comunidade escolar na ação que visa beneficiar à todos, população e meio ambiente.

 

 Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Pitanga intensifica vacinação contra Meningite C e HPV entre adolescentes

SAÚDE E PREVENÇÃO

Pitanga intensifica vacinação contra Meningite C e HPV entre adolescentes


A Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga, comunica a população que o Ministério da Saúde ampliou o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), também para os meninos.

 

Em Pitanga, as vacinas já estão disponíveis no Posto de Saúde Centro (Postão) e nos ESFs (Estratégias de Saúde da Família).

 

MENINAS - 09 a 14 anos, devem vacinar contra a HPV

MENINOS - 11 a 14 anos, devem vacinar contra a HPV

AMBOS OS SEXOS -  12 a 13 anos, devem vacinar contra a Meningite C

 

As vacinas contra HPV e Meningite C, são gratuitas e eficazes.

 

A Vacina contra o HPV tem como foco no ano de 2017 os meninos de 11 à 14 anos, mas também haverá um resgate das meninas que não foram vacinadas contra o HPV ou não completaram as doses preconizadas. Para total imunização são necessárias duas doses com intervalo de 6 meses entre elas para ambos os sexos.

 

O objetivo desta vacinação é prevenir os cânceres de pênis e verrugas genitais, além de previnir inclusive os casos de câncer de útero, de boca e orofaringe.


Também esta sendo aplicada a vacina contra Meningite C, que é aplicada em dose única para adolescentes entre 12 e 13 anos de ambos os sexos, meninos e meninas. Devido ao motivo de ter sido comprovado uma queda na produção de anticorpos contra essa doença nas crianças.


A Meningite é uma doença que inflama as meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por diversos agentes infecciosos. As meningites bacterianas e dentre elas a Meningite Meningocócica do tipo C, são as mais preocupantes do ponto de vista da saúde pública, devido a capacidade de ocasionar surtos e gravidade dos casos.


Para realizar essas vacinas é necessário que o adolescente apresente a carteira de vacinação.

 

PREVINA-SE!

 

Da Assessoria de Imprensa e Comunicação

Pitanga se destaca nos Jogos Abertos do Paraná

Esportes e Lazer nos JOGOS ABERTOS

Pitanga se destaca nos Jogos Abertos do Paraná

 

PITANGA NOS JOGOS ABERTOS DO PARANÁ - A participação dos atletas pitanguenses, nas competições dos Jogos Abertos do Paraná, em Kaloré entre os dias 15 a 18 de junho, foi de bons resultados para as modalidades Voleibol, masculino e feminino; Futsal, masculino e Basquetebol, masculino.

 

A equipe de futebol de campo, não alcançou êxito, e foi desclassificada da fase final. Mas, as demais equipes garantiram a presença para dos dias 30/06,01 e 02 de julho em Kaloré (região norte do Estado). 

 

A  cerimônia de abertura dos jogos, contou com mais de 400 atletas, e um grande público presente, que lotou o ginásio municipal. Pitanga foi destaque com a maior delegação, com mais de 70 atletas, e o Secretário de Esportes, Elizeu Vaz e os coordenadores de equipes, Iran Mendes e Márcio Landgraf, também representaram o município de Pitanga. 

 

Com imagens da Secretaria de Esportes e Lazer

Da Assessoria de Imprensa e Comunicação

 

I Encontro Municipal de Prevenção ao Suicídio

SAÚDE MENTAL E PREVENÇÃO

I Encontro Municipal de Prevenção ao Suicídio

 

Suicídio na Adolescência - O tema é assustador, porém não pode ser negligenciado por quem quer que seja.

 

A sociedade deve estar atenta para os índices estatísticos, que apontam para a fragilidade emocional à que estão submetidos os adolescentes e jovens, que são cerceados por "modismos" com intenções obscuras. O incentivo da auto-mutilação, desafios que põem a vida de adolescentes em sérios riscos, e podem levar até ao suicídio, são os perigos "reais" do mundo virtual.

 

Com o objetivo de combater este mal, reuniram-se na sede da OAB, durante a tarde (14), para aprofundar as discussões sobre o tema, profissionais da área de saúde pública de Pitanga, com o apoio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e SEJU (Secretaria da Justiça,Trabalho e Direitos Humanos), SESA (Secretaria Estadual de Saúde do Paraná), e com a presença da Secretária Municipal de Saúde de Pitanga, Emilly Sakurai (que representou o prefeito Maicol Callegari Barbosa); a enfermeira Rejane de Genova; e a equipe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), a assistente social e coordenadora, Vilma Maria Leal Petrechen, as psicólogas Mariana Camargo Cleto e Duane C. Santone Coleraus; o educador Rodrigo Bayer e Viviane Oliveira, representando a Coordenação de Saúde Mental da 5ª Regional de Saúde, e demais convidados.

 

A exemplo dos perigosos "jogos" que se apregoam no mundo virtual, está a recente polêmica que circulou por meses, nas redes sociais, o jogo da "Baleia Azul", e que já vitimou dezenas de jovens com comportamento depressivo, mundo afora.

 

Rogério Danguí Cleto, presidente da OAB, Subseção de Pitanga, abriu a reunião falando do ponto de vista jurídico, o quê são estes jogos, e o quê representam, e em quais crimes são enquadrados pelo código penal.

 

O Sargento Paulo e a Soldado Maria, representando a Polícia Militar de Pitanga, relataram que no município, não houveram registros de ocorrências nominando o tal jogo, mas que, sim, infelizmente há casos de suicídio nessa faixa etária, por outras situações de conflitos emocionais.

 

Mariana Camargo Cleto, psicóloga, apresentou dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), sobre a epidemiologia do suicídio.

 

Viviane Oliveira, apresentou os programas de apoio que a Regional de Saúde, disponibiliza aos municípios para a prevenção e promoção da Saúde Mental.

 

"A iniciativa do município de Pitanga em promover essa discussão é muito importante. Nós, que atuamos na saúde pública, precisamos identificar as causas de tantos casos de suicídio na região sul do país, com um trabalho conjunto com os municípios", disse.

 

Vilma Maria Leal Petrechem, avaliou positivamente o primeiro encontro e reiterou que os profissionais da "saúde e educação, devem se unir às famílias para combater o problema". E, por parte da Secretaria Municipal de Saúde, há uma atenção especial para "diminuir os riscos e garantir assistência à quem necessite de apoio", enfatizou a secretária, Emilly Sakurai.

 

Os apontamentos levantaram a necessidade de maior divulgação entre a sociedade civil organizada sobre campanhas de prevenção e novos encontros, palestras para difundir o tema.

 

Layne Santos
Jornalista da Assessoria de Imprensa e Comunicação

Centro Administrativo 28 de janeiro, nº 171 - Centro

CEP: 85200-000 - PITANGA - Paraná

(42) 3646-1122

Horário de Atendimento:
Segunda à Sexta - 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h